A cobertura especial escolhida para análise foi a visita do Papa Bento XVI ao Brasil durante os dias 9 e 13 de maio. Sua vinda foi acompanhada por diversos veículos de várias mídias. Porém, iremos analisar e comparar os portais de notícia: UOL, O Globo Online e BBC. A viagem do Papa Bento XVI era um acontecimento grandioso, mas que já estava previsto e agendado. Dessa forma, toda a imprensa teve tempo de se preparar para uma cobertura completa e mais bem apurada.UOL - A página que ancorou o conteúdo relacionado à visita do Papa ao Brasil no UOL contava com espaço aberto para comentários dos internautas, vasto material em vídeo produzido durante a visita, dados relacionados ao líder católico e atualização constante dos passos do pontífice no Brasil. A primeira notícia veiculada data de 11/05/07, dois dias depois do Papa ter chego ao Brasil. A notícia, aproveitada da Agência Estado, falava sobre o nível de trânsito tranqüilo na capital, apesar do bloqueio de vias. O UOL produziu também material especial relacionado a religiões como o protestantismo, budismo, espiritismo e o islamismo.
Globo Online - A cobertura da visita do Papa ao Brasil ganhou também uma página específica dentro do portal G1, portal online do jornal O Globo. Antes mesmo do Papa aterrissar em solo brasileiro, o jornal já construíra uma página com a biografia, as polêmicas geradas em função das declarações, as viagens já realizadas pelo pontífice ao redor do mundo e um roteiro, sem foto ou mapas, dos lugares pelos quais o Papa passaria no País. Logo depois da chegada do Papa, quando ele encontrou-se com o presidente Lula, essa mesma página ganhou notícias diárias a respeito do dia-a-dia do Pontífice no Brasil. Ao lado da página principal, havia ainda galerias de fotos sobre vários assuntos como os protestos causados depois de discursos feitos pelo Papa desde que ele foi eleito, em 2005, além de links a respeito de Frei Galvão e Padre Cícero.
Comparação - Entre os pontos em comum das coberturas dos doi
s portais podemos destacar o imediatismo das atualizações, e a utilização de recursos multimídias. Tanto o UOL quanto o Globo Online utilizaram vasto material audiovisual, disponibilizando vídeos produzidos durante a cobertura, fotos, etc. A interatividade foi amplamente utilizada em ambos os portais. Foram feitas pesquisas de opinião com os internautas, além de espaço para o envio de comentários e até um QUIZ sobre a vida de Bento XVI.Salaverría e o Papa -Pensando em Salaverría, como se trata de uma cobertura que já era esperada para o decorrer do ano de 2007, foi possível para os portais se prepararem com calma, levantando quais pautas seriam pertinentes e quais poderiam ser geradas. Como no caso da repercussão causada por declarações polêmicas de Bento XVI. Algo comum desde que o pontífice assumiu o cargo no Vaticano. Foi uma cobertura diferente daquelas dos atentados terroristas de 11 de setembro e de 11 de março, que deixou toda mídia em alerta em busca de novas informações. Além disso, é possível destacar como o conceito de Salaverría em relação à interatividade da internet se fez notável, já que os portais puderam prestar uma gama de serviços como roteiros e publicação de fotos de fíeis com o Papa, bem como foi uma oportunidade única para os sites expressarem suas opiniões acerca da postura e das ações de Joseph Ratzinger.
Um comentário:
Pessoal, acho que ficou mais descritivo e menos analítico, seria melhor o contrário. Abs
Postar um comentário